A CML desistiu do projecto para a Biblioteca e Arquivo Municipal de Lisboa, da autoria dos arquitectos Aires Mateus e Alberto Souza Oliveira, a construir no Vale de Santo António. Lisboa perde assim mais um edifício notável (dos poucos interessantes apresentados no blogue), e que serviria de âncora à revitalização de uma zona degradada da cidade, que mais parece o 3º mundo.
7 comentários:
e nós, os habitantes de lisboa não temos nada a dizer sobre o assunto? Tudo fica ao sabor do desleixo?
Ainda existe gente muito provinciana neste país... estamos na europa, mas muito longe dela...
Pode ser que algum espanhol "compre" o projecto e o construam em cidades mais evoluídas, como Madrid ou Barcelona..!
Pela imagem apresentada parece um projecto interessante... Pena que não se venha a construir...
Lúcio Ferro
«parece o terceiro mundo».
Então onde estamos, senão num país do terceiro mundo?
Num país do quarto mundo, aonde só gostasse de viver em grutas.
Pelo que sei o edifício em causa foi submetido a testes de aerodinâmica no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O local de implantação do projecto, no Vale de Sto. António, é bastante ventoso e na sequência dos referidos testes concluiu-se que o edifício, com a esta configuração e no local previsto, não era executável. Uma vez que os espaços que vemos nas imagens, repletos de gente, se comportariam como autênticos túneis de vento, impossibilitando a permanência e fruição do espaço por parte dos utilizadores. Tal facto levou à necessidade de revisão do projecto. Com o decorrer do tempo, o país e a Câmara municipal entraram na actual conjuntura económica, o que acabou por inviabilizar o projecto.
Acho é que deviam ter pensado nisso antes de fazerem um buraco gigante, terem cortado meio monte ao meio e depois deixado ao abandono!
Enviar um comentário