03/09/2009

Metro de Lisboa - Prolongamentos em estudo







Fonte: MOPTC

10 comentários:

Pedro Almeida disse...

Gostaria que estas propostas de expansão do metropolitano não passassem de uma brincadeira (de mau gosto por sinal).

Criação da estação da alfândega: É mesmo necessário que se construa uma nova estação de metro naquela área? Não há autocarros? Neste caso defenderia muito mais a criação do tal eléctrico ou metro ligeiro de superfície que percorresse continuasse desde o Campo das Cebolas ao Parque das Nações.
a Estação de Madrir (linha verde) pelo que percebo é uma tentativa de criar uma verdadeira gare intermodal. Pois as estações de metro de Roma e do Areeiro não partilham o edifício com o comboio. Mas a distância não é assim tão considerável. Penso que não se justifica criar mais uma estação de metro. Só prejudica a eficiência e rapidez do metro.
O positivo é que estas obras a arrancarem ainda vão demorar muito. Ainda vai dar para reflectir bem.

FABIO(Santo Tirso) disse...

Parece-me senhor Pedro Almeida, que a data de conclusão está prevista para 2020.

Mas visto como em Portugal as datas de conclusão para qualquer obra duplicam, acho que 2020 é muito cedo. Diria mais la para 2040, LOL. O tempo nos dirá.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

e serem mais inteligentes a fazerem as linhas?

Manuel Correia disse...

nem metade desta ideias vai seguir em frente, disso temos a certeza. Dois reparos: o q é feito da estação de Alfornelos? e, n vejo a linha vermelha a passar no campo grande e falhar a Alta de Lisboa...

Manuel Correia disse...

Mais uma coisa q me esqueci de referir: a estação de Madrid, por muito boa que seja a intenção de se fazer um mega interface intemodal é pouco eficiente devido ao facto de existirem as estações de Roma e Areeiro. Não seria mais inteligente (e barato) fazer um interface à base túneis, ligando a estação de caminhos-de-ferro às duas estações de metropolitano ja existentes (à semelhança do q acontece em Entrecampos.

Anónimo disse...

PORRA ESTA MERDA! o metro nunca mais chega a minha aldeia

pedro Almeida disse...

Esta obra é necessária para melhorar o sistema viário da região que se encontra quase saturado.

Carlos disse...

Acho que o metro tinha a oportunidade de aproveitar o potencial que os suburbanos da CP, por serem ferrovias de superfície, nunca conseguiram: ligar os grandes centros da cidade directamente às periferias, sem horas de trânsito em autocarros que ainda por cima saiem mais caros que uma viagem de metro. Só vejo uma porção destes projectos dedicada a esse objectivo, e sinto que é vontade geral em todo o concelho de oeiras e de certo que noutros (como Barreiro, Almada, Loures, Amadora, etc) que em vez de fazerem estações de metro tão perto umas das noutras no centro de lisboa cumpram de facto esse papel de aumentar para os lados.
Mas pronto, se acham que 2 estações de comboio não chegam em Alcântara, ou que duas estações de metro ligadas à de comboio de Roma-Areeiro não chegam, ou que o raio do Hospital Amadora-Sintra necessita de uma estação de metro, força...

Pedro Sabino disse...

A ideia não é má, mas ainda muito jovem.
Um verdadeiro metropolitano funciona a nível metropolitano, ou seja, ligando Cascais, Oeiras, Sintra, Loures, Odivelas, e Vila Franca de Xira a Lisboa.

Nem falo da margem sul (de onde sou) devido à grande extensão do Rio Tejo. Aí falo talvez na criação de uma secção Sul, a qual o Metro do Sul poderia fazer parte, ligando o Arco Ribeirinho Sul numa linha contínua e depois com linha transversais ligando os interiores à linha principal.



Mas deixando utopias de lado e voltando à realidade:
- As projecções são bons, mas volto a falar de um tópico já referido. A estação de Madrid parece um exagero. Das duas uma, ou mantém-se como está e não se faz uma nova. Ou cria-se a nova estação de Madrid e desactivam-se as estações de Roma e Areeiro. Esta última parece-me a melhor. Os túneis referidos já aqui nunca são uma boa ideia. Sítios muito propensos a assaltos e insegurança.

- A ligação até a Alcântara seria uma muito necessitada, mas deveria manter-se ate Belém (e mais Além)

- Uma outra questão que nunca ninguém fala. Amadora e Lisboa têm um grande parque entre eles. E até para o meu caso, do campo universitário da Ajuda no Alto da Ajuda em Monsanto. Uma ligação por debaixo do parque, criando uma ligação mais directa com o quadrante Noroeste de Lisboa Metropolitana e o Centro seria uma mais valia, que poderia vir a diminuir com grande intensidade o trânsito na A5.

- Outro ponto, o Norte de Lisboa ainda está muito deserto. Especialmente Loures. Sacavém é a pontinha próxima de Lisboa. Mas muita gente em Loures e além vêm a Lisboa. Outra hipótese de diminuir trânsito, desta vez na A1.

- Há aqui questões que também já foram referidas. No caso da ligação Alfândega-Oriente. Concordo plenamente. Aliás, acho que dentro da Área Metropolitana, só o Metro deveria operar. A CP ficaria com acesso às grandes estações terminais que ligam Lisboa ao resto do país e o Estrangeiro. Mas as correntes Linhas de Sintra, Azambuja, Cascais e do Sul já que operam a nível metropolitano, devem, como tal, funcionar em conjunto com o Metro de Lisboa.

Se queremos criar um sistema de transportes eficiente e de cariz capital (que Lisboa é. É uma capital de um país) devemos aumentar a sua extensão de alcance à periferia. Que todos os 2 milhões de pessoas que vivemos nesta Grande Cidade vivemos e usamos esta cidade que é Área Metropolitana de Lisboa.

Anónimo disse...

Eu acho não mesmo para que uma cidade metrpolitana que nem Lisboa podia fazer um linha
que liga-se a zona do marquês de pombal para a zona do concelho de oeiras para aqueles trabalhadores que vem de A5 para marques ou quem vem do marginal para o belem
deviam pensar que seria uma boa estrategia para os dois concelhos eu daria que deveria criar linha laranja

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