20/09/2006

Torre Compave


















































 Hotel e habitação. Veja novas imagens aqui
Arquitecto: Ricardo Bofill

23 comentários:

Anónimo disse...

Um prédio imponente (105m) para a escala Lusitana....

Mas só mesmo Lusitana. Nuestros hermanos já andam nos 250m (4 torres em construção em Madrid); 170m/150m/120m (torres aprovadas para Bilbao); 140m (Barcelona); 290/300m (torres previstas para Valência). Até para a cidadezinnha de Múrcia existe a proposta de uma com 105m, o que coloca Lisboa ao nível de Múrcia em termos de construção em altura. Os comedidos Italianos aprovaram vários projectos para Milão, tudo a rondar os 200m ou mais. Em Portugal fazem um bicho de sete cabeças por causa de 105m, uma torre que nos parâmetros actuais não é alta em nenhum lugar do mundo. ahahahahaha

Anónimo disse...

E' para hoje ou para amanha afinal?

Anónimo disse...

Mas existe um campeonato europeu de construção em altura? Acho que existem vários pontos em Lisboa onde se pode (e deve) construir em altura (expo, amoreiras, eixo marquês - av. república, campolide, etc...), mas não vamos construir só porque os outros constroem, não é? Precisamos é de qualidade!!

Anónimo disse...

Devo ser um dos poucos a quem o projecto não convence. Gosto bastante do edificio projectado, mas não concordo que se destruam os edificios originais para lá se fazer esta obra.Bom projecto sim, mas não uma boa localização...a meu ver.

Anónimo disse...

mas será que nao ha gente neste pais com algum senso?? esta "torre" e linda!!! o sitio e perfeiro..e o predio que esta la neste momeno é um pedaço de tralha que esta la a cair de podre!! com mentalidades como estas e que havemos sempre de estar "na cauda da europa"!! infelismente li hj no jornal que o projecto tinha sido chumbado por uma cambada de anormais!

Anónimo disse...

"Um pedaço de tralha"???
Meu caro, é um edificio interessante do inicio do século passado, digno e respeitável... apesar de abandonado à mercê de esperançados especuladores.
Bom, já agora desfaçamo-nos da tralha toda, comecemos pelo castelo de são Jorge, Jerónimos, Estrela, etc... Com mentalidades destas é que Lisboa se foi tornando numa capital digna de um qualquer pais de Africa ou da América do Sul. Só mesmo um "anormal" pode dizer barbaridades destas.

Anónimo disse...

ja madei um e mail para a camara de lisboa a dizer que se deveria construir a torre compave. é um optimo projecto para aquela zona..e nao vejo o motivo pela qual foi xumbado. mandem um email para a camara municipal de lisboa! Vams construir aquela torre! vao ao site da camara.

Anónimo disse...

tenho seguido várias notícias de construção em Lisboa, e este é um dos projectos mais bonitos que existe... Realmente sempre a cancelarmos projectos... assim nunca avançamos... eu proponho a criação de uma recolha de assinaturas para a construção do edificio, uma petiçao on-line como existe para outras coisas. eu já tentei criar uma mas nao encontrei sitio nenhum onde se pode-se fazer uma petição. Obrigado

Anónimo disse...

Temos que começar a ter ideias de século xxv, estou de acordo com torres, mas façam-nas com 200 metros ou mais, chega de vivendas na cidade de Lisboa, que mais parece uma aldeia grande. Os velhos do Restelo já morreram todos, deixem os Sizas Vieiras fazerem torres...

Anónimo disse...

voces teem uma ideia de progresso terceiro-mundista...Nos paises europeus desenvolvidos nao se constroi em altura.Nao ha mercado para estas foleiradas.

Luís disse...

^
Londres, Paris, Frankfurt, Madrid, Barcelona, Milão, Roterdão, constroem em altura...

Anónimo disse...

Luis, essas cidades constroem em altura, mas normalmente edificios de escritorios, e nao em areas consolidadas e a custa do edificado anterior, principalmente quando tem qualidade. E tambem lhe posso referir outras cidades que nao constroem em altura (Amesterdao, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Luxemburgo).Este tipo de edificio deve construir-se em bairros novos, onde se procuram criar novas centralidades, em Lisboa poderia ser no PDN, em Telheiras, na Alta etc, nunca nas avenidas novas.

Anónimo disse...

Do Ricardo Boffil não chegava já o Saldanha?. Será que os mesmos senhores que cumbaram as torres do siza vão aprovar a construção desta retórica torre de vidro mais adequada para uma cidade asiática ?

Anónimo disse...

apesar de tudo continuo a preferir o palacete de 2 andares que lá está...
Lisboa ja sofreu muito... quando é que acaba? quando nos apercebermos que não teremos marcos arquitectonicos que marcaram eras de lisboa? mas vamos ter marcos arquitectonicos que marcaram a era em que não se queria saber de marcos arquitectonicos...parem, por favor...

Theseus disse...

O palacete que lá se encontra era lindo...em 1950, hoje em dia nem miolo tem, é uma fachada podre a cair de velha , sem apelo nem agravo!
este é um dos melhores projectos arquitectónicos que eu alguma vez vi, entre ter um placard de publicidade monstruso (que é só para que serve esse palacete) ou este belo placard de publicidade internacional de Portugal(O Empire State building de Portugal do sec XXI), Prefiro muito mais a II hipotese.Concentrem-se nos imoveis antigos de Lisboa que ainda se podem salvar (e há muitos) deixem de chicotear cavalos mortos.

katus disse...

afinal vai ser construido ou nao?

Anónimo disse...

é pá salvem o que há a salvar na baixa, s. paulo, castelo,alfama etc se fosse um prediozinho foleiro com marquises como milhares que á por ai ninguem piava.

Anónimo disse...

A torre Compave é um projecto lindíssimo, gosto muito da sua localização e acho que se enquadra muito bem ao pé do Sheraton.
Portugal precisa de inovar. Quando foi construida, por exemplo, a baixa pombalina, estava-se a INOVAR para aquela altura, mas agora estamos presos a olhar para o passado, a olhar para o que fizeram os antigos, esquecedo-nos de que precisamos é de avançar, preservando aquilo que é nosso, é claro, mas mostrando ao mundo que não somos o quintal da europa!
Os Arranha-çéus em lisboa trariam muito mais turistas e investimentos de Impresas, veja-se o caso de Nova Iorque.
A imagem de um país é essencial, e é disto que portugal precisa, de que mostremos ao mundo aquilo que valemos e que não estamos parados no tempo.
VAMOS LÁ PORTUGAL!!!!

Anónimo disse...

Um Arranha-céus só ser for no PDN. Lisboa é uma cidade lindíssima cheia de miradouros e de Sol. É isso que faz de Lisboa única. Se um cidade tão pequena se encher de Arranha-céus (depende do sitio) estragaria aquilo que é um Sol maravilho numa das cidades Europeias que mais tem o privilégio de o desfrutar. Não sou contra construções altas (de todos) mas, tem que se ter noção do sitio onde as mesmas são construídas. Penso que para o lado do PDN ficaria bem uma lá mas, Lisboa não é uma cidade para torres (como algumas que já foram mencionadas em cima: Amesterdao, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, no Luxemburgo em geral ). Não se pode construir torres só para as exibir, têm que ter uma funcionalidade. normalmente, as cidades que constroem muito em altura são cidades com população de milhões, o que faz sentido. Não se pode construir só porque os outros constroem, isso parece complexo de inferioridade. Cada cidade tem a sua identidade. Fazer uma destas no PDN até que ficava bem. Mas, altura, como disse, não é qualidade ou utilidade... Quando se constrói algo, as dimensões têm ser de acordo com a sua utilidade.

João disse...

Várias pessoas referiram aqui que em Amesterdão não constroem torres, o que é uma clara mentira. O Zuid CBD tem bastante construção em altura.

João disse...

Em Bruxelas igualmente, existe uma nova área da cidade junto aos caminhos de ferro, com bastante construção em altura e de qualidade.

Anónimo disse...

A maioria das pessoas certamente não saberá, mas o nome vem de uma empresa que alí existiu antes de o prédio ser abandonado. A empresa Compave era uma empresa de construção pertencente ao Banco Português do Atlantico. Esta empresa, para além de ter construído as famosas torres compave de Miraflores, foi também a responsável pela esmagadora maioria das construções antigas e infraestruturas, ainda existentes em Vilamoura. Daí a estátua do fundador do BPA, Cupertino de Miranda, à entrada de Vilamoura.

Anónimo disse...

Quando mudarem o aeroporto de lisboa ficam com uma pista de avioes de 5 klm para construir os predios mais altos do mundo e o nivel do solo jà é de 140 metros se metes uma torre de 200m no aeroporto a torre vista do rio tejo parece ter 340 metros...se for uma torre de 350m vista do tejo pareçe ter 490m serà tao alto que a veras de sintra e mesmo quando tiveres a aterrar no proximo aeroporto..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...